sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Sínojo

Atualização 29 de Dezembro de 2019: essa postagem foi um erro. Só não vou remover para me lembrar da capacidade imensa que eu tenho de fazer besteira. Vida longa ao Papa Francisco.
-
Um amigo lançou a seguinte pergunta: "E o Sínodo da Amazônia? Palavra de Deus ou complô do Foro de São Paulo?"

Ótima pergunta. Vamos averiguar.

Este é o working document oficial do Sínodo. O sumário já dá uma bela pista sobre do que vai se tratar. "Amazônia, fonte de vida", "Vida ameaçada", "Defender a vida, enfrentar a exploração", "Destruição extrativista", etc. A Parte II intitula-se "ECOLOGIA INTEGRAL: O CLAMOR DA TERRA E DOS POBRES". Onde já vimos isso antes?


Não pode ser. Leonardo Boff é um teólogo liberal apóstata e herege. O homem é o demônio em pessoa. Ele é um grande inimigo da igreja. Não importa que a encíclica do Papa Francisco esteja alinhada com a narrativa eco-globalista, ele certamente não se inspiraria em um inimigo da igreja para pautar um Sínodo inteiro.

A Teologia da Libertação da América Latina, da qual você é um dos seus representantes mais proeminentes, recebeu novas honras do Papa Francisco. Uma reabilitação para você depois de décadas de luta com o papa João Paulo II e seu supremo guardião da fé Joseph Ratzinger, o posterior papa Bento XVI? 
Francis é um de nós. Ele fez da teologia da libertação propriedade comum da igreja. E ele estendeu. Aqueles que falam dos pobres também devem falar da terra hoje, porque eles também são saqueados e profanados. "Ouvir o choro dos pobres" significa ouvir o choro dos animais, da floresta, de toda a criação torturada. A terra inteira está gritando. Então, o papa diz, citando o título de um dos meus livros, devemos ouvir o clamor dos pobres e da terra ao mesmo tempo. E ambos têm que ser libertados. Eu mesmo tenho me preocupado muito com essa extensão da teologia da libertação recentemente. E essa também é a coisa fundamentalmente nova em "Laudato si" ... 
... a eco-encíclica do papa de 2015. Quanto Leonardo Boff tem em Jorge Mario Bergoglio? 
A encíclica pertence ao papa. Mas ele consultou muitos especialistas. 
Ele leu seus livros? 
Ainda mais. Ele pediu material para "Laudato si". Dei a ele meu conselho e enviei um pouco do que escrevi. Ele usou isso também. Algumas pessoas me disseram que estavam lendo "esse é Boff!" A propósito, o Papa Francisco me disse: "Boff, por favor, não envie os papéis diretamente para mim".
Estão claríssimas as motivações do Sínodo da Amazônia. O Papa Emérito Bento XVI já disse que a Teologia da Libertação é anti-cristã, e alguns membros sêniores da Igreja já se posicionaram fortemente contra este Sínodo. 

Resta um apelo: por favor, Papa Francisco, reconsidere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário